Espaço para a publicação de cartas escritas por poetas que vivem em Campinas.

Cartas em torno da Sobrevivência da Poesia (ou da Poesia da Sobrevivência) é um projeto realizado pelo Sesc Campinas que evidencia a escrita e leitura de cartas como atividade literária e poética. Seis escritores e seis escritoras de diferentes origens e universos dentro da cidade autorizaram a publicação de cartas que escreveram e trocaram entre julho e dezembro de 2020, passando pelo período da quarentena da Covid-19. A cada dois dias, uma das cartas que compõem a edição atual do projeto é publicada.

Você pode acompanhar o conteúdo das cartas específicas acessando as opções e abas do menu deste site ou a partir do momento que quiser, acessando o arquivo das correspondências desde o início pela página “Cartas“. Na página “Corresponda-se“, você pode também escrever para os poetas, responder alguma carta específica ou escrever para o projeto com críticas, sugestões.

Sendo as cartas publicadas no blog assinadas por seus autores, seus conteúdos não necessariamente refletem a opinião do Sesc Campinas sobre qualquer tema tratado, ou de qualquer outra pessoa envolvida no projeto.

Importante: quando houver recomendação etária relativa ao conteúdo da carta, haverá um selo logo abaixo de seu título. Considere a informação antes de prosseguir com a leitura/audição da carta.

A proposta deste projeto também está sendo amplamente divulgada por meio de imagens e “teasers” em vídeo com a leitura de trechos das cartas feitos por seus próprios autores. Clique aqui para acessar os vídeos na playlist do projeto no Youtube e/ou siga e participe do @apoesiasobrevive no Instagram, ou do grupo Literatura – Sesc Campinas, do Facebook.

#PraCegoVer #ParaTodosVerem #Audiodescrição

Todas as 60 cartas escritas pelos escritores e pelas escritoras participantes do projeto “Cartas em torno da Sobrevivência da Poesia” ficam disponíveis neste site em áudio, ampliando a vivência literária que propõe também para pessoas cegas ou com deficiências visuais.
A audiodescrição consiste não somente na leitura das cartas em voz alta, mas nas descrições da caligrafia dos autores, dos rabiscos, ranhuras, rasuras, desenhos e tudo aquilo que compõe uma carta escrita à mão, a partir das imagens publicadas no sítio. Afinal, a forma da escrita traz também elementos simbólicos dos afetos e revela muito sobre o autor.
A audiodescrição está sendo feita pela narradora e audiodescritora Bell Machado, que possui experiências com as técnicas e recursos de acessibilidade cultural principalmente voltados para as linguagens artísticas do cinema, das artes pictóricas e cênicas.
Outros ajustes estão sendo feitos feitos para que o sítio do projeto possa incluir o público específico na discussão literária proposta. Eles foram propostos a partir da consultoria com o engenheiro de softwares Jean Braz, que é cego e também se dedica às questões da acessibilidade em projetos culturais e tecnológicos.

Ajude a fazer chegar a notícia às pessoas que podem aproveitar essas novidades.

Para mais informações sobre o projeto ou para adquirir materiais para divulgação na imprensa geral ou especializada, entre em contato pelo email apoesiasobrevive.campinas@sescsp.org.br .